Senador da República abre a programação vespertina de palestras no IV Encontro das Grandes Lojas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A palestra foi aberta agora a pouco (15h30) pelo Senador Cristovam Buarque. Ele começou explicando a definição de Movimento Educacionista, já que o tema de sua palestra é "Educacionismo e a construção do Brasil".


Segundo o Senador, o Movimento Educacionista é uma ação criada pelo por ele mesmo e defende a idéia de que o Brasil precisa de uma revolução na educação para recuperar o atraso do país. Por isso, o Movimento Educacionista busca garantir uma escola igual para todos e educação com qualidade como prioridade nacional para transformar o Brasil. Mais do que um programa educacional, o Educacionismo é uma ideologia que centra o progresso e a utopia em uma revolução pela educação. Na visão tradicional, a educação é um serviço; no educacionismo, ela é o instrumento de construção e transformação social: é o vetor civilizatório.


Ainda segundo Cristovam Buarque, a utopia do Educacionismo é a igualdade de oportunidades, a garantia da mesma chance a qualquer ser humano, por meio da educação e do desenvolvimento sustentado. O Sistema proposto construiria assim a igualdade de oportunidade entre classes – pela educação igual para todos – e entre as gerações – pelo desenvolvimento sustentável ecologicamente. No lugar da revolução pela economia, especialmente por meio da propriedade estatal do capital e por um Estado onipresente e autoritário, o educacionismo propõe uma saída pela igualdade no acesso de cada pessoa à educação de qualidade, tendo em vista sua emancipação e capacidade de participação em um projeto libertário "Estive cansado, junto com tantos outros, com a dificuldade de mudar a trágica realidade que caracteriza o Brasil. Mas despertei.


Despertei para o risco de que esses problemas pareçam pequenos diante do risco avassalador à frente: o de uma sociedade tão dividida que suas partes não percebam a semelhança entre si. Despertei para o fato de que o Brasil ainda não conseguiu se tornar nação. A Independência, a Abolição, a República, a Democracia foram insuficientes para unir nosso povo, compacto e solidário na convivência de suas desigualdades.

Despertei para a percepção de que a solução não está na simples manutenção da democracia e do crescimento econômico, nem em uma revolução social e econômica que desfaça tantas coisas boas que o Brasil conquistou nas últimas décadas: liberdade democrática, infra-estrutura econômica, estabilidade monetária.


Despertei para o fato de que nosso papel é despertar o povo brasileiro, e todas as suas classes, não só para o cansaço com a realidade, mas para a esperança e para a necessidade de uma revolução educacional: garantir escolas com a mesma qualidade em todo o país, para todas as classes e em todas as cidades. Escolas tão boas quanto às melhores no mundo. Despertei também para a necessidade da paciência, porque essa revolução levará algumas décadas para ser realizada. Mas, angustiado, despertei para a urgência de iniciar imediatamente essa doce revolução.", concluiu o Senador.

Logo após a palestra de Cristovam Buarque, que está acontecendo no Centro de Convenções do Naoum Plaza Hotel, será realizada uma Sessão Especial de Outorga de Comendas a várias autoridades maçônicas.


  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP